Fotografias belíssimas: “Pérolas Negras” no Museu Afro Brasil até 8 de Maio 2013

Pérolas Negras

Um dos mais importantes fotógrafos de editoriais de moda e publicidade no Brasil, Miro (nome artístico de Miro) vai expor pela primeira vez em um museu. Convidado por Emanoel Araujo para realizar um trabalho inédito para o Museu Afro Brasil, Miro levou um ano para alcançar o resultado de “Pérolas Negras”.

Inicialmente, surgiu a ideia de fotografar modelos negros num fundo preto, com tecidos pretos. “A primeira (etapa) ficou um pouco fashion demais. Comecei a pensar em outras coisas e a mudar a textura dos tecidos. Ficou meio pop. Voltei atrás e comecei a pesquisar uma coisa mais africana. Eu não queria que ficasse como fantasia, queria algo que desse mais para a origem do que só a foto de um negro. Comecei a produzir tudo em preto e só um pouquinho em color. Conheci angolanos que moram em São Paulo e decidi fotografá-los”, relata Miro.

Numa terceira etapa, ele clicou personalidades negras como Zezé Motta, Haroldo Costa, Zózimo Bulbul, Milton Gonçalves, Luiz Melodia e Adriana Alves. “Aí, a gente fechou”, conta. “Faço publicidade e editoriais. Para falar a verdade, foi a primeira vez que alguém me convidou para fazer um trabalho em museu. Foi isso que me atordoou”, confessa o artista, que já trabalhou com revistas como “Cláudia”, “Marie Claire” e “Vogue”.

Em exposição até 05 de maio/13

Museu Afro Brasil
Av. Pedro Álvares Cabral, s/n
Parque Ibirapuera – Portão 10
São Paulo / SP – Brasil – 04094 050
Fone: 55 11 3320 8900
http://www.museuafrobrasil.org.br/

Posts relacionados

Museu Afro Brasil exibe mostra com flores carbonizadas

Museu Afro Brasil recebe mostras de fotografias do sagrado ao profano

Segredos que fazem do Parque Ibirapuera um lugar especial