O Parque do Ibirapuera antes de Oscar Niemeyer

Ainda que o Parque Ibirapuera tenha sido realizado e inaugurado na década de 1950, a ideia de se fazer um parque na Várzea do Ibirapuera apareceu cerca de trinta anos mais cedo. Antes de Oscar Niemeyer e a sua equipe, outros arquitetos e paisagistas se debruçaram sobre a questão. Do desenho com geometrias e simetrias típicas dos históricos jardins formais europeus, que persistem nas décadas anteriores, passa-se à visão livre e orgânica do projeto definitivo de Niemeyer e equipe. Veja, na galeria de imagens abaixo, organizada em ordem cronológica, como seria o parque se o seu primeiro projeto (1929), de Reynaldo Dierberger, ou as outras versões anteriores ao projeto de Niemeyer tivessem sido realizadas.

 

  1. Projeto do Parque Municipal sito à Várzea do Ibirapuera (planta baixa), de Reynaldo Dierberger, 1929. Fonte: “O Parque Municipal do Ibirapuera, em São Paulo”, em “Architectura e Construcções” 1 (11), 1930.                                                         
  2. Cascata e parque de espécimes nativas, de Reynaldo Dierberger, 1929. Fonte: “O Parque Municipal do Ibirapuera, em São Paulo”, em “Architectura e Construcções” 1 (11), 1930. Informativo Arquivo Histórico Municipal.                      
  3. Canal (Parque do Ibirapuera), de Reynaldo Dierberger, 1929. Fonte: “O Parque Municipal do Ibirapuera, em São Paulo”, em “Architectura e Construcções” 1 (11), 1930. Informativo Arquivo Histórico Municipal.                             
  4. Projeto de Revisão do Parque Municipal, da 7.ª Seção Técnica da Divisão de Obras, 1933. Acervo Arquivo de Processo Geral – DAF4/PMSP.                                                                                                                                                          
  5. Projeto para o Parque Ibirapuera da Prefeitura Municipal, 1948. Arquivo Histórico Municipal de São Paulo.          
  6. Projeto para o Parque do Ibirapuera, de Christiano Stockler das Neves, 1951. Arquivo Histórico Municipal de São Paulo.  
  7. Plano de Conjunto, da Equipe de Planejamento, 1951. Arquivo Histórico Municipal de São Paulo.                              
  8. Maquete do projeto definitivo para o Parque do Ibirapuera, de Oscar Niemeyer e equipe, 1953. Divisão de Iconografia e Museus da prefeitura Municipal de São Paulo.
  • Nota: as imagens de 4 a 8 foram extraídas do artigo “O parque do Ibirapuera: 1890 a 1954”, de Manuella Marianna Andrade, publicado em “Arquitextos” em 5/9/2004 (http://www.vitruvius.com.br/revistas/read/arquitextos/05.051/553).

Posts relacionados

A beleza dos parques de São Paulo

Cemitério ou parque? Os dois!

Aquário no Ibirapuera? Nunca se ouviu ideia mais tola…