Quem nos segue sabe que, no dia 25 de janeiro passado, o Parque Ibirapuera Conservação realizou um grande mutirão de limpeza, plantio e pintura no Parque Ibirapuera em parceria com a prefeitura. Provavelmente, o maior realizado até hoje por voluntários, não só em um parque de São Paulo, mas de todo o Brasil.
Entretanto, o que não aparece nos números – participantes, quantidade de lixo recolhido, árvores plantadas e pichações removidas – são as infinitas histórias que se desdobravam durante essa ação civilizatória. Uma delas, por exemplo, é a da grande e saudável diversidade do público participante, pessoas de todas as idades, cores, origens, quem mora nas redondezas e apenas atravessou a rua e quem vinha de longe, tomando um ou dois ônibus para chegar ao parque. Todas imbuídas do mesmo espírito: mostrar o seu amor e fazer algo pelo parque.
Mas, agora, queremos celebrar as crianças. Havia muitas no grande mutirão do dia 25, exibindo grandes sorrisos, se divertindo muito e, sem nem se dar conta, exercitando-se fisicamente enquanto, com compenetração, faziam algo útil para o parque e para a coletividade. Ao ar livre, correndo, interagindo com os outros, aprendiam e exerciam civilidade – algo fundamental para uma sociedade sadia e feliz.
É evidente que não teriam tido essa experiência se os pais não as tivesse levado consigo. Por terem ajudado a colorir esse dia com o sorriso dos seus filhos, a eles vai o nosso agradecimento especial e um abraço.
Veja abaixo uma pequena galeria fotográfica com esses sorrisos sem preço. Fotos realizadas por Rodrigo Ferrara (Sentimental Filmes).