Você conhece mesmo o Parque Ibirapuera?

Quem conhece a verdadeira história da ponte metálica do Parque Ibirapuera? O que está por trás da estátua de bronze de um pastor alemão nas proximidades do Pavilhão das Culturas Brasileiras? E como e quando foi que a escultura do Laocoonte foi parar no parque?

Uma das etapas da caminhada Descobrindo o Ibirapuera. Foto: Fabrício M. Pereira.

Há uma forma de descobrir tudo isso e muito, muito mais em uma caminhada. Trata-se da Caminhada monitorada: Descobrindo o Ibirapuera do PIC – Parque Ibirapuera Conservação. Esses encontros acontecem uma ou duas vezes por mês há mais de dois anos e meio e tornaram-se uma forma de unir o movimento físico leve à história e à cultura relativas ao parque.

Encontros que têm tido cada vez mais sucesso. No último deles, do dia 11 de agosto de 2018, tivemos um numeroso grupo de escoteiros e bandeirantes, além de outros participantes.

Acreditamos que uma das maneiras de despertar o amor pelo Parque Ibirapuera é desvendar os seus segredos. Quando se entra na intimidade de um lugar e passa-se a entender o significado histórico da presença das coisas que ele contém – sejam elas árvores, prédios ou pequenos e grandes monumentos – o lugar deixa de ser somente “de passagem”, para se tornar um lugar de relacionamento com a cidade. Ele se torna uma “amizade”. E, com a amizade, vem o carinho, o cuidado e a necessidade de preservar. É isso que o Parque Ibirapuera é para nós do PIC: uma grande amizade, pela qual temos grande carinho e que queremos preservar da melhor maneira possível.

A monitora Adriana Aranda, voluntária do Parque Ibirapuera Conservação, rodeada pelos escoteiros, bandeirantes e outros participantes na caminhada de 11/8/2018. Foto: Vital Neto.

O Parque Ibirapuera tem somente 64 anos. É um caçula comparado com o Jardin du Luxembourg de Paris, o Parque del Buen Retiro de Madri ou até mesmo com o Passeio Público do Rio de Janeiro. Mas tem uma história, arquitetura, paisagismo, flora e fauna notáveis e únicas, que fariam o orgulho de qualquer cidade do mundo.

Leia um artigo de Aldo Nascimento Cruz, o criador da caminhada Descobrindo o Ibirapuera, sobre alguns pontos de interesse do parque:

parqueibirapuera.org
Desde Maio de 2015, conduzo passeios guiados no Parque Ibirapuera, para apresentar aspectos históricos, turísticos e curiosidades sobre nosso parque aos visitantes inscritos no programa.

Veja aqui uma galeria de imagens da arquitetura interna de alguns prédios de Oscar Niemeyer no Parque Ibirapuera:

parqueibirapuera.org
O Parque Ibirapuera esbanja história (ainda que recente), arte e arquitetura. Todos sabem que nele se encontram o preciosos Museu de Arte Moderna, o amado Museu Afro Brasil, o Pavilhão…

Para conferir datas e horários das caminhadas Descobrindo o Ibirapuera e fazer a sua reserva,  acesse aqui.

As nossas caminhadas são anunciadas regularmente na página Facebook do Parque Ibirapuera Conservação. Você está convidado!

Posts relacionados

FOLHAS NO QUINTAL

A beleza dos parques de São Paulo

Cemitério ou parque? Os dois!