Você conhece mesmo o Parque Ibirapuera?

Quem conhece a verdadeira história da ponte metálica do Parque Ibirapuera? O que está por trás da estátua de bronze de um pastor alemão nas proximidades do Pavilhão das Culturas Brasileiras? E como e quando foi que a escultura do Laocoonte foi parar no parque?

Uma das etapas da caminhada Descobrindo o Ibirapuera. Foto: Fabrício M. Pereira.

Há uma forma de descobrir tudo isso e muito, muito mais em uma caminhada. Trata-se da Caminhada monitorada: Descobrindo o Ibirapuera do PIC – Parque Ibirapuera Conservação. Esses encontros acontecem uma ou duas vezes por mês há mais de dois anos e meio e tornaram-se uma forma de unir o movimento físico leve à história e à cultura relativas ao parque.

Encontros que têm tido cada vez mais sucesso. No último deles, do dia 11 de agosto de 2018, tivemos um numeroso grupo de escoteiros e bandeirantes, além de outros participantes.

Acreditamos que uma das maneiras de despertar o amor pelo Parque Ibirapuera é desvendar os seus segredos. Quando se entra na intimidade de um lugar e passa-se a entender o significado histórico da presença das coisas que ele contém – sejam elas árvores, prédios ou pequenos e grandes monumentos – o lugar deixa de ser somente “de passagem”, para se tornar um lugar de relacionamento com a cidade. Ele se torna uma “amizade”. E, com a amizade, vem o carinho, o cuidado e a necessidade de preservar. É isso que o Parque Ibirapuera é para nós do PIC: uma grande amizade, pela qual temos grande carinho e que queremos preservar da melhor maneira possível.

A monitora Adriana Aranda, voluntária do Parque Ibirapuera Conservação, rodeada pelos escoteiros, bandeirantes e outros participantes na caminhada de 11/8/2018. Foto: Vital Neto.

O Parque Ibirapuera tem somente 64 anos. É um caçula comparado com o Jardin du Luxembourg de Paris, o Parque del Buen Retiro de Madri ou até mesmo com o Passeio Público do Rio de Janeiro. Mas tem uma história, arquitetura, paisagismo, flora e fauna notáveis e únicas, que fariam o orgulho de qualquer cidade do mundo.

Leia um artigo de Aldo Nascimento Cruz, o criador da caminhada Descobrindo o Ibirapuera, sobre alguns pontos de interesse do parque:

parqueibirapuera.org
Desde Maio de 2015, conduzo passeios guiados no Parque Ibirapuera, para apresentar aspectos históricos, turísticos e curiosidades sobre nosso parque aos visitantes inscritos no programa.

Veja aqui uma galeria de imagens da arquitetura interna de alguns prédios de Oscar Niemeyer no Parque Ibirapuera:

parqueibirapuera.org
O Parque Ibirapuera esbanja história (ainda que recente), arte e arquitetura. Todos sabem que nele se encontram o preciosos Museu de Arte Moderna, o amado Museu Afro Brasil, o Pavilhão…

Para conferir datas e horários das caminhadas Descobrindo o Ibirapuera e fazer a sua reserva,  acesse aqui.

As nossas caminhadas são anunciadas regularmente na página Facebook do Parque Ibirapuera Conservação. Você está convidado!

Posts relacionados

Árvores de muleta 

Que vergonha, IBGE!

FOLHAS NO QUINTAL