Início » Áreas Externas do Parque Ibirapuera » Ciclofaixa do Parque Ibirapuera

Ciclofaixa do Parque Ibirapuera

por Redação

A ciclofaixa no Parque Ibirapuera tem 2745 metros (fora os acessos) foi reformada em 2011, mas foi mal planejada. Na busca legítima de incentivar o uso das bicicletas na cidade, ao invés de repensar o trajeto e preocupar com o pedestre, a ciclofaixa foi simplesmente mantida no trajeto antigo. Resultado: ciclistas entendem que o espaço em forma de circulo é deles e segregam os espaços do parque ao impedir a livre circulação dos frequentadores a pé.

Ciclovia antes da reforma. Foto: Werther Santana/AE

Ciclovia antes da reforma. Foto: Werther Santana/AE

A obra contemplou a drenagem da pista, reestruturação da geometria e dos níveis do trajeto, readequação das guias e sarjetas do percurso, novo recapeamento, além da pintura e sinalização horizontal da faixa.

Acidentes diários e graves semanalmente mostram como um política de incentivo a bicicleta pode dar errado. Mas, não devemos perder a as esperanças. Podemos arrumar isto. Redesenhar este trajeto, levar a bicicleta para o extremo do parque, do lado de fora da cerca e fomentar um espaço seguro e agradável para ciclistas fazerem a travessia do parque, mas não para usar de velódromo como vem sendo feita hoje.

Passeio de bicicleta nos dias de hoje no Parque Ibirapuera. Foto: uol

Ciclovia reformada. Foto: uol