Início » Corrida no Ibirapuera

Corrida no Ibirapuera

por Redação

O Parque Ibirapuera recebe milhares de frequentadores diariamente buscando o bem estar com a caminhada e corrida. Você conhece os melhores percursos no parque? E se quiser treinar, sabe quem procurar?

Percursos populares

A Volta do Lago

A Volta do Lago tem aproximadamente 3km, plana, asfaltada e é o caminho mais utilizado no parque. Fica bem movimentada durante os horários “nobres” pela manhã (entre 7h00 e 8h00) e à noite, principalmente em dias com clima mais quente. Nos finais de semana o percurso costuma ficar quase “congestionado”.

Volta do Lago. Percurso de asfalto com aproximadamente 3km. Foto W.Rodriguez (cc)

A Pista de Cooper

A Pista de Cooper é uma trilha com terra batida e pedriscos, muito arborizada e terreno totalmente plano. A volta é curta, 1200 metros, mas se você fizer uma alça dentro da própria pista pode aumentar 300 metros. A marcação das distâncias acontece a cada 100 metros. Pode ser uma área interessante para “aumentar” treinos longos ou então para iniciantes.

Pista de Cooper no Parque Ibirapuera. Percurso de terra. 1.2km. Foto Joannis Moudatsos

Pista de Cooper no Parque Ibirapuera. Percurso de terra. 1.2km. Foto Joannis Moudatsos (cc)

A Volta da Grade

Volta da Grade ou Volta da Cerca tem 6km percorre toda a periferia do parque beirando suas extremidades. Boa para treinos longos. Nela é comum ver pessoas caminhando ou fazendo treinos mais intensos. As vezes encontramos praticantes de mountain bike nesta trilha, o que segundo o regulamento do parque não é permitido.

Volta da Grade. Percurso de terra batida no Parque Ibirapuera. 6km. Foto: Marcelo Stapafora

Volta da Grade. Percurso de terra batida no Parque Ibirapuera. 6km. Foto: Marcelo Stapafora

Praça da Paz

A Praça da Paz é um gramado amplo, bonito e pouco explorado em treinamentos. A superfície é de grama baixa com 1km de raio e com atmosfera relaxante. Bom para treinos leves e caminhadas ou mesmo para “aumentar” os treinos longos.

Praça da Paz. Foto Rodrigo Soldon

Praça da Paz. Foto Rodrigo Soldon (cc)

Treino de Subidas

Os aclives fazem parte do treinamento de corredores pois ajudam condicionamento físico. O Ibirapuera tem duas áreas que podem ser úteis

Treino na subida da Bienal.

Treino na subida da Bienal.

Subida das rampas da Bienal – Três subidas íngremes de 10 metros na entrada da Bienal. Utilizada e indicada por corredores leves e em boa condição física, pois são bem íngremes e com superfície de concreto duro;

Subida da Volta do Lago – Uma subida média em curva, no sentido anti-horário com 40 metros em asfalto. É boa para corredores de nível intermediário e avançado e serve para “sprints” que melhoram a força e resistência muscular.

Assessorias Esportivas

Você busca a companhia de um grupo motivado e/ou incentivo de um treinador com acompanhamento profissional? Veja abaixo algumas responsáveis, que não só conhecem as regras de uso do parque, mas tem profissionais qualificados e se preocupam tanto com o Ibirapuera que colaboram conosco no trabalho de cuidado, restauração das áreas esportivas e conservação do parque.

Se sua assessoria se enquadra aqui e tem interesse em melhorar o Ibirapuera e se tornar uma “Amigo do Parque”, entre em contato corporativo@parqueibirapuera.org e contribua com o trabalho do Parque Ibirapuera Conservação.

Amigas do Parque

RuneFun-200x200A Run&Fun assessora desde 1993 pessoas que querem praticar uma atividade física saudável, participando de maratonas, triathlons ou mantendo a forma física de maneira orientada. Saiba mais

 

 

MPR-200x200A MPR proporciona uma constante melhoria na qualidade de vida, atendendo à todos os níveis de alunos e alcançando todas as metas e objetivos de cada um. Saiba mais

 

 

 

SerAtivo-200x200A Ser Ativo presta serviços, desenvolve e gerencia atividades e programas de saúde, lazer, treinamento desportivo e bem estar. Saiba mais.

 

 

 

E então, quando você vai começar?