Início » Parque Ibirapuera » Eixo Cultural » Museu de Arte Moderna » Mitologias por Procuração no MAM

Mitologias por Procuração no MAM

por Redação

Fonte: MAM

Saiba mais sobre o Museu de Arte Moderna

Grupo de artistas brasileiros seleciona 40 obras do acervo do MAM-SP na exposição Mitologias por Procuração

Coletivo já havia participado da mostra Mitologias, realizada em 2011, em Paris, fase inicial desse projeto. Entre os eleitos da coleção do museu, estão trabalhos de Flávio de Carvalho, Hansen-Bahia, Lívio Abramo, Maureen Bisilliat, entre outros, que poderão ser visitados até 15 de setembro. A curadoria é de Kiki Mazzucchelli e Maria do Carmo M. P. de Pontes

O ponto de partida foi a exposição Mitologias, que ocupou a Cité Internationale des Arts, em dezembro de 2011, em Paris, e emprestou seu título do livro homônimo do francês Roland Barthes. Na ocasião, a curadoria selecionou 22 artistas brasileiros, cujas obras revisitam e interpretam as diversas mitologias e clichês associados à cultura brasileira a partir de um olhar contemporâneo, retomando e atualizando conceitos fundamentais de nossa modernidade. No dia 10 de julho, a mostra Mitologias Por Procuração será aberta no Museu de Arte Moderna de São Paulo, na Sala Paulo Figueiredo, como um desdobramento daquela exposição. O patrocínio é do Banco Safra.

Com curadoria de Kiki Mazzucchelli e Maria do Carmo M. P. de Pontes, Mitologias Por Procuração reúne novamente o grupo de artistas que se dedicou à Mitologias para uma nova missão: selecionar uma ou mais obras do acervo do MAM-SP, trazendo, sobretudo, os questionamentos levantados na primeira versão da exposição. Partindo dos pressupostos lançados naquela fase inicial do projeto, o coletivo chegou a 40 obras, de autoria de importantes nomes, como Cristiano Mascaro, Flávio de Carvalho, Jaguar, Leda Catunda, Lívio Abramo, Tadeu Jungle, entre outros.

Os artistas que participam do projeto são: Adriano Costa, Alexandre da Cunha, Bárbara Wagner, Beto Shwafaty, Carla Zaccagnini, Cinthia Marcelle, Cris Faria, Cristiano Lenhardt, a dupla Deyson Gilbert & Roberto Winter, Erika Verzutti, Jonathas de Andrade, Marcellvs L., Marcius Galan, Marina Rheingantz, Pablo León de la Barra, Paulo Nazareth, Pedro Wirz, Rodrigo Braga, Rodrigo Matheus, Tamar Guimarães, Theo Craveiro, Tonico Lemos Auad.

Além deles, Kiki Mazzucchelli e Maria do Carmo M. P. de Pontes também selecionaram uma obra cada. “Todo o trabalho curatorial foi caracterizado pela incerteza em relação ao formato final desta exposição, já que os artistas ficaram completamente livres em suas escolhas”, conta Kiki, que atualmente desenvolve pesquisa de doutorado no centro de pesquisa TrAIN, na University of The Arts (Londres), dentro da disciplina de História de Exposições, que tem a 24.ª Bienal (Antropofagia, com curadoria de Paulo Herkenhoff) como principal estudo de caso.

Segundo ela, após ser estabelecido o prazo de seleção, a mostra foi se revelando pouco a pouco, na medida em que recebia as nomeações. “Estas se caracterizam não apenas pela variedade dos meios e estilos selecionados, mas, acima de tudo, por representarem um conjunto de obras menos conhecidas atualmente pelo público do museu.”

Assim, o desafio de se refletir sobre as diversas genealogias da arte moderna e contemporânea brasileira lançada já na primeira exposição teve um peso significativo sobre a decisão do grupo. “As obras escolhidas representam as referências desses 22 artistas, o que é seminal para eles e para o mundo deles”, pondera Felipe Chaimovich, curador do MAM-SP. Em muitos casos, essas mesmas referências não estão catalogadas em um nenhum movimento artístico.

A ideia do título, Mitologias Por Procuração, condensa os dois aspectos mais importantes dessa mostra: a relação com a exposição Mitologias em Paris e o mecanismo de “procuração” através do qual a curadoria pediu aos artistas que selecionassem as obras.

É uma exposição instigante, provocadora. Kiki Mazzucchelli acredita que seja a primeira vez que tantos artistas foram mobilizados para refletirem sobre o acervo do MAM ao mesmo tempo. Como não houve nenhuma “regra” que ditasse as escolhas deles, todos tiveram que se debruçar sobre as mais de 5 mil imagens de obras do acervo e pesquisá-las a fim de fazer sua seleção.

“Trata-se de uma oportunidade única de ver trabalhos que foram escolhidos pelo olhar do artista – e não do curador, do crítico, do historiador”, ressalta a curadora. “É também um meio de conhecermos mais sobre aquilo que informa o trabalho dos artistas contemporâneos que indicaram as obras, pois essas escolhas iluminam certos aspectos de seu próprio pensamento artístico, suas preferências e o modo como operam em seu fazer.”

 

A curadora:

Kiki Mazzucchelli é curadora e crítica independente. Atualmente, desenvolve pesquisa de doutorado junto ao centro de pesquisa TrAIN – University of the Arts, em Londres, com um projeto que examina o legado de algumas exposições que foram fundamentais para a expansão da arte brasileira no circuito internacional na última década. Em 2013, foi cocuradora, com Camila Rocha, da mostra individual de Huseyin Bahri Alptekin, no SESC Pompeia, e curadora da coletiva A Séance for Geometry, na Maddox Gallery, em Londres. Realizou palestras em diversas instituições, incluindo Henry Moore Foundation (Leeds), Tate Modern (Londres) e Universidad Nacional (Bogotá). Escreveu ensaios sobre a obra de artistas como Alexandre da Cunha, Carla Zaccagnini, Erika Verzutti, Jonathas de Andrade, Marcelo Cidade, Marcius Galan, Paulo Nazareth, entre muitos outros.

 

A curadora-adjunta:

Maria do Carmo M. P. de Pontes nasceu em São Paulo, Brasil, em 1984, e vive e trabalha em Londres, na Inglaterra. É bacharel em cinema pela Fundação Armando Álvares Penteado, FAAP/São Paulo (2002-2006) e mestre em curadoria (Master of Fine Arts, Curating) pela Goldsmiths, University of London (2009-2011). Trabalhou na Galeria Fortes Vilaça em São Paulo (2007-2009) como assistente de comunicação e na 29.ª Bienal de São Paulo (2010) como assistente editorial. Em 2011, fez curadoria-adjunta para Kiki Mazzucchelli na exposição Mitologias (Cité des Arts, Paris). É coautora do livro Mov, publicado em 2011, sobre o trabalho de Raul Mourão e também coordenadora do livro Contemporary Art Brazil, publicado em 2012 pela Thames & Hudson, Londres.

 

O MAM-SP está no Google Art Project

Acesse:

www.googleartproject.com/collection/museu-de-arte-moderna-de-sao-paulo/

 

SERVIÇO:

Mitologias Por Procuração ­– Sala Paulo Figueiredo

Curadoria: Kiki Mazzucchelli e Maria do Carmo Pontes

Abertura: 10 de julho de 2013 (quarta-feira), a partir das 20h

Visitação: 12 de julho a 15 de setembro de 2013

Local: Museu de Arte Moderna de São Paulo (Sala Paulo Figueiredo)

Endereço: Parque Ibirapuera (av. Pedro Álvares Cabral, s/nº – Portão 3)

Horários: Terça a domingo, das 10h às 17h30 (com permanência até as 18h)

tel (11) 5085-1300

Ingresso: R$ 6,00

Fonte: mam.org.br

Talvez também lhe interesse ler

Deixe um Comentário