A favor do Parque Augusta: suporte na estruturação e financiamento

Foto: Tiago Queiroz/AE

Nossa ONG é solidária a causa dos Aliados do Parque Augusta. Veja as reportagens e sites abaixo para saber mais sobre o Parque Augusta e aproveite também para ler um pouco sobre a conversa que tivemos com nossos fundadores esta semana sobre o assunto.

Parque Augusta

Discussão e opinião do ParqueIbirapuera.org

Em nossa última reunião na ONG ParqueIbirapuera.org, tivemos a oportunidade de debatemos um pouquinho sobre desapropriação e o Parque Augusta. Segundo a mídia, o governo municipal cogita não viabilizar o parque por falta de recursos. Seria falta de desenvoltura do município em não escutar a sociedade civil? Pressa exagerada da mídia, ou boa solução encontrada com as incorporadoras?

Nosso bate-papo enriquecedor mostrou que há inúmeras soluções possíveis. Há como viabilizar parques de inúmeras maneiras sem atrapalhar as contas da prefeitura de hoje e do futuro, assim como instrumentos legais que permitem levantar recursos junto a sociedade e área afetada. Dá trabalho, ainda mais quando o diálogo fica para o final. Mas, todos acreditamos que a cidade tem competência para entregar. Basta querer de verdade. Achamos estranho que a prefeitura ainda não tenha consultado especialista internos e externos em finanças, real estate e do verde para viabilizar a área.

Como seria interessante se o senado não tivesse atropelado a proposta de voto distrital para vereadores no primeiro semestre de 2013. Assim, as pessoas teriam mais claro quem é a representatividade política da região.

Comentávamos também, que apesar de São Paulo não ter uma renda per capita com a de Basel na Suíça, conversar de preservação de área verde não é luxo. Lá em Basel, o luxo foi a discussão de 1967 quando pensaram se deveriam gastar dinheiro público com compra de obras de arte milionárias. Eles fizeram um referendo para que os residentes opinassem sobre a compra ou não de obras de arte de Picasso com fundo público. Os residentes optaram em comprar. No Brasil, educação e saúde corretamente devem ser prioridades ainda por muito tempo. Porém, se for para público o verde terá peso, pois é qualidade de vida. Acreditamos ser possível viabilizar creches e parques juntos, aproveitando do beneficio federal para creches e da importância do verde para as crianças.

Seja com lá como a prefeitura optar em viabilizar o parque, securities, iptu do entorno, fundação e cri, ou como for, precisamos ter em mente que parques e áreas verdes em áreas adensadas é sinônimo de qualidade de vida. E qualidade de vida é também prioridade, basta colocar a conta no lugar certo. Neste caso, residentes próximos tem mais benefícios que os distantes e isto também deve ser levado em consideração para viabilizarmos o parque. Governo bom é governo com coragem para avançar com coerência e resiliência na melhora de vida da população, sem perder oportunidades sólidas como está onde é necessário escutar em trabalhar a quatro mãos.

Posts relacionados

FOLHAS NO QUINTAL

A beleza dos parques de São Paulo

Cemitério ou parque? Os dois!

/