Brincando no Parque

por Adriana Mani
Slow Parenting é um modo de vida que vem ganhando espaço entre as famílias em todo o mundo. No Brasil, é mais conhecido pela tradução “Pais sem Pressa”. Mas, afinal, o que significa esse movimento?

Esse jeito de educar nasceu de uma reflexão de pais, avós e educadores preocupados em proporcionar às suas crianças uma infância com mais proximidade, afeto, acolhimento e respeito. É uma resposta ao questionamento sobre o excesso de atividades e todo o tipo de pressão às quais as crianças estão expostas e o quanto isso tem sido prejudicial ao seu desenvolvimento emocional.

Algumas famílias sentiram a necessidade de desacelerar e de conviver de forma mais tranquila com seus filhos. À partir desse pensamento, começaram a desenvolver atividades que pudessem trazer mais alegria e menos pressão para os pequenos. Esses pais querem apenas desfrutar sem pressa desse convívio, fazendo uma compensação de todo estresse da vida contemporânea. Em poucas palavras, o Slow Parenting nada mais é que um retorno à uma infância mais simples e menos atropelada por uma agenda abarrotada de atividades.

Brincando no parque. Foto: Adriana Mani.

Ter um filho pequeno numa cidade como São Paulo é um desafio imenso. Pensando em como oferecer às crianças uma infância mais equilibrada, nasceu no Facebook o grupo “Slow Parenting Brasil – Por uma infância mais tranquila”. O nome grande serve para que outros pais, avós ou cuidadores possam encontrar com facilidade o grupo brasileiro na rede social. O grupo, que começou bem tímido, hoje recebe cerca de cinco novos membros por dia. Pessoas de todo o Brasil que sentem a necessidade de compartilhar essa afinidade.

A maioria dos que procuram essa prática sente o desejo de simplificar as coisas à sua volta. Além disso, algumas pessoas que vivem em grandes cidades tiveram uma infância mais tranquila em outra época ou numa cidade menor. Com a chegada dos filhos, surge a preocupação de dar a eles uma infância mais parecida com a que tiveram.

O Slow Parenting Brasil organiza-se sem a pretensão de ditar regras ou dizer que outros pais ou cuidadores, que fazem diferente, estão errados. O objetivo do grupo é apenas mostrar que é possível, com algum esforço, oferecer uma infância mais tranquila para as crianças. Isso significa que as famílias não precisam abrir mão do seu trabalho, de suas atividades pessoais ou de colocar o filho na escola mais cedo, mas que podem ganhar mais qualidade no tempo que passam com eles.

A página, que hoje conta com mais de 300 membros, surgiu de um pequeno grupo de mães que se reunia esporadicamente e deixava as crianças brincarem livremente enquanto conversavam. Com o crescimento do número de membros, percebeu-se a necessidade de organizar esses encontros.

A realização de encontros entre interessados em compartilhar suas experiências no Slow Parenting está sendo apoiada pelo PIC – Parque Ibirapuera Conservação. A ideia é que as crianças desenvolvam interações espontâneas. Essas atividades permitirão que a criança envolvida possa conhecer melhor o parque, as plantas, os animais, compreender o espaço físico, aprender a mantê-lo, criar vínculos com outras crianças e ampliar sua criatividade e capacidade social. As crianças poderão propor as brincadeiras sem muita interferência dos adultos. Enquanto brincam, seus pais podem discutir aspectos da educação infantil, ouvir outras propostas de atividades e, principalmente, permitir que os pequenos possam construir um grupo fixo de amiguinhos.

O primeiro encontro acontece no dia 21 de outubro, às 13 horas, no Bosque da Leitura – Parque Ibirapuera.

Talvez também lhe interesse ler