Início » Atividades » Educacional » observação de aves » Dois anos de observação de aves no Parque Ibirapuera

Dois anos de observação de aves no Parque Ibirapuera

por Pedro Cristales

Este mês, a caminhada guiada para observação de aves, promovida pelo Parque Ibirapuera Conservação, completa dois anos! A primeira ocorreu no dia oito de julho de 2016 e, desde então, foram realizadas 22 saídas.

Nesse período, foram avistadas mais de 50 espécies distintas de aves, incluindo algumas facilmente encontradas, como o sabiá-laranjeira, o bem-te-vi, irerê, periquito-rico e os sanhaçus, e espécies que passam desapercebidas durante uma visita comum, como o pica-pau-de-cabeça-amarela, mariquita, alma-de-gato, gavião-carrapateiro, anambé-branco-de-rabo-preto, arapaçu-de-cerrado, pernilongo-de-costas-brancas, gavião-miúdo, curicaca, entre outras.

O feedback têm sido muito positivo e, além da listagem de espécies e registros fotográficos, vale a pena ressaltar a transformação do olhar de nossos visitantes e a formação de novas amizades. Um grande exemplo disso é o nosso amigo Ney Matsumura, cuja primeira participação ocorreu no dia 13 de maio de 2017 e que, até o momento, já participou de 12 caminhadas. Após tantas avistagens, ele continua buscando novos registros, novas composições, e, quem sabe, novas espécies. O vínculo com ele e com outros participantes se tornou tão especial que foram realizadas caminhadas para a observação de aves fora do Parque e outras já estão sendo combinadas.

Nosso passeio para observar pássaros ocorre uma vez por mês, sempre aos sábados às 9 horas da manhã, com ponto de encontro no “Bosque da Leitura”, próximo ao Viveiro Manequinho Lopes.

Se você nunca participou de nossas caminhadas, confira algumas das espécies encontradas na caminhada do dia 21 de julho nas imagens abaixo.

Lavadeira-mascarada. É encontrada geralmente aos pares próxima ao lago e ao córrego do sapateiro. Foto: Pedro Cristales.

 

Pernilongo-de-costas-brancas. Visitante ocasional, passa algumas semanas e continua sua viagem. É encontrado próximo ao Pavilhão Japonês. Foto: Pedro Cristales.

 

Frango-d’água-comum (com filhote). Sempre avistado nos lagos do Parque, onde faz seus ninhos. Foto: Pedro Cristales.

 

Filhotes de frango-d’água-comum. Foto: Pedro Cristales.

 

Arapaçu-de-cerrado. Este caçador de insetos pode ser encontrado em diversos locais do Parque, mas passa desapercebido devido à sua coloração e rapidez. Foto: Pedro Cristales.

 

Alma-de-gato. Distribuído por toda a extensão do Ibirapuera, é encontrado saltitando de galho em galho em busca de seu alimento preferido, lagartas. Foto: Pedro Cristales.

Para conferir datas e horários e se inscrever nas caminhadas Observação de Aves, basta clicar aqui.

Esperamos você!

Nota do Editor: as fotos de Pedro Cristales podem ser vistas em @el_cristales (Instagram).

Talvez também lhe interesse ler