Exposição da flora do parque no Pavilhão das Culturas Brasileira

Fonte: Secretária Municipal da Cultura

Até o dia 23 de Julho, no Pavilhão das Culturas Brasileiras você encontrará a exposição da flora do Parque Ibirapuera

Também no aniversário de São Paulo, além da exposição Design da Periferia, o Pavilhão das Culturas Brasileiras inaugurou IBIRÁ-FLORA, exposição com curadoria do designer e tecelão RENATO IMBROISI. A mostra, que retrata a flora do Parque do Ibirapuera é toda estruturada com 1800 metros de tecidos feitos à mão no bairro rural do Muquém, município e Carvalhos, Sul de Minas Gerais (380 Km de Belo Horizonte). Foi lá que o designer iniciou, em 1985, sua trajetória de muitas parcerias com comunidades de artesãos de todas as regiões do Brasil e em outros países (Japão, Itália, Moçambique, São Tomé e Príncipe).

Para montar a representação do Parque do Ibirapuera, com suas árvores, lagos, bosques, dentro do Pavilhão das Culturas Brasileiras, Renato Imbroisi e a designer têxtil Liana Bloisi foram para o Muquém, onde criaram e desenvolveram tecidos junto com a mestre tecelã Eva Maciel da Cunha. Foi ela que, com sua irmã Noeme (já falecida), acolheu e partilhou as idéias inovadoras trazidas por Imbroisi em 1985, iniciando uma produção de peças de tecelagem e outras técnicas têxteis dentro da comunidade do Muquém, que se mantém até hoje (o designer divulga e encaminha a comercialização desta produção, que gera renda para as famílias destes artesãos deste lugar isolado num vale da Serra da Mantiqueira, onde a eletricidade só chegou no ano 2000).

A partir das criações de Imbroisi, Liana e Eva, junto com os outros tecelões (que também participaram do processo de desenvolvimento dos tecidos para a exposição), os tecelões fizeram à mão1800 metros de tecido, utilizando fios de algodão como base (urdume) para fazer a trama com 8 tipos de fibras naturais, coletadas por eles: avenca, bambu, bananeira, eucalipto, junco, leiteirinha, milho e taboa. Algumas delas também são encontradas na flora do Parque do Ibirapuera.

A mostra apresenta o vídeo Ibirá-Muquém, produzido em Muquém, que revela, com delicadeza, o processo de produção desta exposição e um pouco da vida destes artesãos, parceiros de Renato Imbroisi, no vale verde cercado pela Serra da Mantiqueira. A direção é do próprio Imbroisi, com captação de imagens de Lucas Moura e montagem de Maria Kubrusly.

Informações
Nome: Exposição da flora do Parque Ibirapuera
Local: Pavilhão das Culturas Brasileiras
Data: 25/01/2013 até 29/07/2013
Horário: 9h às 18h, com entrada até 17h
Preço: gratuito
Classificação: livre para todos os públicos

Posts relacionados

Semana de Arte 2018 no Parque Ibirapuera

Wine Weekend no Pavilhão das Culturas Brasileiras no Ibirapuera

Exposição Graffiti Fine Art no Pavilhão das Culturas Brasileiras