No aniversário de São Paulo que se aproxima, nós do Parque Ibirapuera Conservação também temos algo para comemorar: uma porta aberta oficialmente pela Secretaria do Verde e do Meio Ambiente para colaboramos com a prefeitura. Se seguirmos com êxito neste novo caminho, poderemos fazer muito, muito mais pelo parque!
Nesta ocasião, vale a pena recapitular algumas das ações do Parque Ibirapuera Conservação desde a sua criação. Antes disso, convém lembrar que ele nasceu em 2010 como um grupo de amigos do parque. Em seguida, esse grupo já muito ativo contou com o apoio crescente de frequentadores e de benfeitores. Em 2014, o Parque Ibirapuera Conservação se constituiu como uma OSCIP, ou seja, organização da sociedade civil de interesse público. Desde então, trabalhou incessantemente para o bem do Parque Ibirapuera e realizou um número considerável de ações para trazer melhorias ao parque e conscientizar os seus frequentadores sobre o que é necessário para a sua boa preservação, para o bem da coletividade.
Talvez, os mutirões de limpeza sejam as ações do Parque Ibirapuera Conservação mais conhecidas do público em geral. O primeiro foi realizado em agosto de 2014, ano do 60.° aniversário do parque. Seguiram outros oito mutirões de limpeza, tendo o último sido realizado em abril de 2016 – se não contarmos a campanha de sensibilização dos frequentadores para não jogar lixo no chão durante um evento em julho passado.
Mas o Parque Ibirapuera Conservação é muito mais do que isso. Em outubro de 2014, coordenou uma pequena legião de frequentadores, amigos e voluntários na tarefa de pintar os estufins do Viviero Manequinho Lopes, necessitado de tratos – então e agora. No ano seguinte, em outubro de 2015, o Parque Ibirapuera Conservação e os seus amigos entregavam aos usuários do parque o Bosque da Leitura restaurado e revitalizado.
- Assista ao vídeo da restauração do Bosque da Leitura e da sua inauguração.
Desde Janeiro de 2016, o Parque Ibirapuera Conservação organiza periodicamente – e com muito sucesso – caminhadas monitoradas de dois tipos: uma dedicada à descoberta do parque, da sua história, dos seus monumentos; a outra, à observação de aves. Até agora, foram 14 (15 com dia 7 de Janeiro de 2017).
O Parque Ibirapuera Conservação mantém uma revista online no seu website, a Revista do Ibirapuera, onde todos os interessados podem encontrar artigos sobre a história do parque, a cultura que se faz dentro dele, o seu paisagismo e arquitetura, textos sobre as questões de conservação e governança e muito mais. Além disso, a sua página Facebook, com mais de 600.000 seguidores, constitui-se como um verdadeiro ponto de encontro, um fórum onde se trocam informações, ideias e curiosidades sobre o parque e onde se realizam campanhas, visando sempre a melhoria dos seus espaços e equipamentos.
- Acesse o índice da Revista do Ibirapuera aqui.
Sim, temos do que nos orgulhar. Mas, daqui para a frente, com o apoio da Secretaria do Verde e do Meio Ambiente, faremos infinitamente mais!
Desejando um Feliz Aniversário à cidade de São Paulo, aproveitamos para comunicar o nosso amor pelo Parque Ibirapuera e o nosso empenho em torná-lo cada vez melhor.