Museu Afro Brasil abre duas exposições sobre iconografia da serpente

Imagem de divulgação - Museu Afro Brasil

A serpente sempre capturou a atenção do homem. Poucos animais possuem uma iconografia tão rica, com a presença de arquétipos contrapostos: o bem e o mal; conhecimento e desrazão; a vida e a morte. O Museu Afro Brasil, envereda pelos caminhos sinuosos das representações artísticas do ofídio, em duas novas exposições simultâneas: “José de Guimarães – O Ritual da Serpente: 10 Guaches inspirados na obra de Aby Warburg” e “A Serpente no Imaginário Artístico”.
As exposições serão inauguradas no próximo dia 6 de setembro, às 13h, e permanecem em cartaz até o dia 7 de dezembro.

Um dos mais importantes artistas de Portugal, José de Guimarães, apresenta dez guaches que espelham sua interpretação pictória da obra do historiador da arte Aby Warburg (1866-1929) na mostra “José de Guimarães – O Ritual da Serpente: 10 Guaches inspirados na obra de Aby Warburg”

Imagem de divulgação – Museu Afro Brasil

Já a mostra “A Serpente no Imaginário Artístico” capta a simbologia da serpente nas artes, encontrada nas máscaras gueledés e nas variadas garrafas e bandeiras do vodu haitiano. Estarão expostos também outros artistas do Brasil, Benin e Haiti. As obras dessa mostra pertencem ao acervo do Museu Afro Brasil.

Imagem de divulgação – Museu Afro Brasil

 

“A arte de José de Guimarães é ao mesmo tempo una e múltipla, como o próprio artista que, ao deixar-se contaminar por uma diversidade de culturas, cria uma comunicação e uma identidade mestiças, regenerando padrões e singularidades”, afirma Emanoel Araujo, diretor-curador do Museu Afro Brasil. Ele também assina a curadoria das duas exposições. Essa é a segunda exposição dos trabalhos de Guimarães no Museu Afro Brasil. Em 2006, ele realizou a exposição “África e Africanias”.

Abertura em  6 de setembro, às 13h.
Encerramento: 7 de dezembro.

Informações Museu Afro Brasil

Acesso: Av. Pedro Álvares Cabral – Portão 10
Visitação: Terça a domingo, 10h as 17h
Contato: 11 3320-8900
Saiba mais sobre o Museu Afro Brasil

O funcionamento do museu é de terça-feira a domingo, das 10 às 17hs, com permanência até às 18hs.
Na última quinta-feira de cada mês, o horário de funcionamento será estendido até às 21hs, para atendimento noturno ao público visitante.

Posts relacionados

Museu Afro Brasil exibe mostra com flores carbonizadas

Museu Afro Brasil recebe mostras de fotografias do sagrado ao profano

Segredos que fazem do Parque Ibirapuera um lugar especial