Início » Parque Ibirapuera » Eixo Cultural » Museu de Arte Moderna » Museu Dançante une dança e artes visuais no MAM

Museu Dançante une dança e artes visuais no MAM

por Regiane Tosatti
Imagem: divulgação MAM

Imagem Museu Dançante: divulgação Museu de Arte Moderna

Até 21 de junho a São Paulo Companhia de Dança ocupa a sala Paulo Figueiredo do MAM – Museu de Arte Moderna, no Parque Ibirapuera, com o mostra Museu Dançante. A proposta oferece uma experiência interativa de criação de coreografias no museu com os visitantes. Durante alguns dias da semana, o público poderá acompanhar ao vivo o processo de trabalho de coreógrafos com os bailarinos por meio de ensaios abertos e dias dedicados à apresentação dos coreógrafos Clébio Oliveira e Rafael Gomes com outros integrantes da SPCD.

Aqui, a artes visuais e a dança encaram o desafio comum de lidar com corpos no espaço. Para a dança, a ocupação de palcos e tablados sempre foi associada ao movimento, mas a escultura tradicionalmente trabalha com objetos parados. No entanto, as artes visuais ultrapassam as fronteiras estabelecidas ao produzirem obras que convidam o público a agir, abandonando a posição passiva característica da contemplação.

Além de poder circundar a escultura, o público passa a tocar, penetrar, subir, descer, pisar, sentar, deitar etc. Essas obras criam, assim, situações de movimentação do público que transformam as exposições em locais de intensa interação corporal.

Nos períodos de intervalo da exposição Museu Dançante são exibidos filmes sobre a produção da São Paulo Companhia de Dança, bem como seus documentários sobre expoentes da dança no Brasil.

Programação:

10/03 – 10h às 17h Ensaio aberto com Rafael Gomes e SPCD

12/03 – 10h às 17h Ensaio aberto com Rafael Gomes e SPCD

15/03 – 11h e 15h Performance dos coreógrafos Clébio Oliveira e Rafael Gomes com SPCD

18/03 – 10h às 17h Ensaio aberto com Rafael Gomes e SPCD

20/03 – 10h às 17h Ensaio aberto com Rafael Gomes e SPCD

Mais informações: http://mam.org.br/exposicao/museu-dancante/

Talvez também lhe interesse ler

Deixe um Comentário