Início » Parque Ibirapuera » O símbolo do IV Centenário de São Paulo no Parque Ibirapuera e os seus “familiares” perdidos pela cidade…

O símbolo do IV Centenário de São Paulo no Parque Ibirapuera e os seus “familiares” perdidos pela cidade…

por Roberto Carvalho de Magalhães

Recentemente, publicamos um artigo sobre o Pavilhão CSN, projetado por Sérgio Bernardes para o IV Centenário de São Paulo sobre o lago do Parque Ibirapuera. Pouco tempo depois, esse pavilhão suspenso foi desmontado e dele restou a passarela que, hoje, chamamos de ponte metálica. Veja o artigo aqui.

Pois bem, essa não foi a única estrutura criada na origem do Parque Ibirapuera a desaparecer. Para os festejos do IV Centenário, concentrados no parque, que foi inaugurado naquela ocasião, o arquiteto Oscar Niemeyer havia concebido um símbolo, um logotipo tridimensional, uma verdadeira escultura. Tratava-se de uma forma abstrata: uma espiral que se desenvolvia ao redor de um eixo inclinado em 60 graus.

Inauguração do Parque do Ibirapuera/Monumento do IV Centenário de São Paulo. Fonte: Arquitextos.

A escultura monumental, erguida no Parque Ibirapuera pelo engenheiro Zenon Lotufo, não durou muito e desmoronou pouco tempo depois da inauguração, provavelmente por causa de um erro estrutural. Mas o símbolo sobreviveu de outras formas. Na época, foram criadas medalhas, miniaturas, flâmulas e pôsteres, que sobrevivem até hoje nas coleções de relíquias históricas.

O símbolo do IV Centenário de São Paulo em medalhas, flâmulas e pôsteres.

Menos conhecido, porém, é o fato de que esse símbolo foi aplicado nas fachadas de muitas casas construídas em São Paulo na mesma época. A especulação imobiliária descontrolada e as reformas constantes que descaracterizam o estilo das moradias acabaram apagando esses vestígios da história dos anos 1950. Raros sãos os exemplos ainda existentes, que emergem aqui e ali como verdadeiros achados arqueológicos.

Fachada de casa na Vila Prudente com o símbolo do IV Centenário de São Paulo. Foto: www.saopauloantiga.com.br

Dois deles foram recentemente revelados pelo site São Paulo Antiga: um, de uma casa bem conservada na Vila Prudente; o outro, infelizmente, de uma casa em estado de abandono no município de Suzano. De qualquer forma, em ambos os casos, as casas ostentam o símbolo desenhado por Niemeyer quase como um brasão, como uma declaração de identidade.

Fachada de casa em Suzano com símbolo do IV Centenário de São Paulo. Foto: Nelson C. Cunha Jr via São Paulo Antiga (www.saopauloantiga.com.br).

Talvez também lhe interesse ler