Que vergonha, IBGE!

Então. O IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) divulgou, recentemente, as conclusões da pesquisa Características Urbanísticas do Entorno dos Domicílios, com dados do Censo de 2022. Segundo a pesquisa, dois terços da população brasileira moram em ruas arborizadas. Como assim? É conhecida a aridez das cidades brasileiras; as quais, se têm áreas verdes luxuriantes em alguns bairros nobres, são extremamente cimentadas e áridas na maior parte do seu território. Como chegaram a tal conclusão? Resposta: foram consideradas arborizadas todas as ruas que apresentam pelo menos uma – UMA! – árvore.

Rua em Olinda, Pernambuco. Típica rua de bairro nas cidades brasileiras, com muros altos e calçadas áridas. Fonte: Folha PE.

Imaginemos uma rua, um quarteirão de cem metros, com somente uma árvore perto de uma das esquinas e todo o resto à mercê do sol incandescente. Senhoras e senhores, segundo o IBGE, essa rua é arborizada! Seguindo essa lógica, se uma pessoa come, por dia, somente meio pãozinho e toma meio copo de leite aguado, ela não passa fome. Basta estabelecer como parâmetro de boa alimentação “pelo menos meio pãozinho e meio copo de leite aguado por dia”. Pronto, resolvemos o problema da fome no mundo!

Mais para o Sul, rua em São José dos Campos, SP. Mesma aridez, mesma escassez de verde.

Posts relacionados

FOLHAS NO QUINTAL

A beleza dos parques de São Paulo

Cemitério ou parque? Os dois!