Espaços do Pavilhão Japonês serão retratados pelo Urban Sketchers

Pavilhao Japones. Foto Marcelo Iha

Coletivo de desenhistas livres se reunirão para registrar, em desenhos e aquarelas, as paisagens e jardins do Pavilhão

Você já ouviu falar dos Urban Sketchers? O grupo é formado por artistas e profissionais de diferentes especialidades que praticam o desenho de locação ou “plein air”. Sim, eles se reúnem em um determinado local para registrar a arquitetura, as pessoas ou paisagens do local em que vivem ou escolhem para visitar.

A próxima agenda do grupo será o Pavilhão Japonês no Parque Ibirapuera, no sábado (13 de junho), a partir das 10h.

Pavilhao Japones. Foto Marcelo Iha

O paisagista Ronaldo Kurita, representante do grupo Urban  Sketchers São Paulo, explica como será o encontro, que deve reunir cerca de 20 desenhistas: “Cada participante fica livre para visitar o espaço em seu ritmo e, portanto não há aglomeração. Cada um escolhe um ponto diferente para observar e desenhar o local e produzir seu desenho ao ar livre”.

Urban Sketchers em ação no Largo São Francisco

Com uma prancheta ou um caderno (pequeno, médio ou grande), olhos atentos e sensibilidade nas pontas dos lápis ou pincéis, eles vão registrando em seus “diários” as imagens captadas durante os encontros que organizam.

Segundo Kurita, está sendo estudada a possibilidade de uma exposição apresentando os desenhos do Pavilhão Japonês produzido pelo grupo.

“O grupo de São Paulo se reúne a cada 15 dias, num local pré-determinado, a fim de registrar em nossos cadernos situações que nos chamem atenção de alguma forma, seja pela arquitetura do edifício, pela importância histórica do local, ou pelas pessoas que frequentam o ambiente”, explica.

O Pavilhão Japonês foi um presente entregue à cidade pela colônia japonesa por ocasião do quarto centenário da cidade de São Paulo, em 1954. O calmo e agradável espaço, localizado dentro do Parque Ibirapuera, é inspirado no Palácio Katsura, da cidade de Quioto.  Saiba mais.

Pavilhao Japones. Foto Marcelo Iha

Participação aberta

Kurita informa que, nesse dia 13 de junho, o público em geral poderá acompanhar e também participar das atividades. “A participação no grupo é gratuita e basta trazer seu próprio material artístico e se juntar a nós. Não damos aulas nem instruções, mas há a troca de experiência na interação entre os membros do grupo”. Assim, cada membro tem a liberdade de utilizar a técnica que prefere, sendo elas: desenho a lápis, desenho a caneta, aquarela, marcadores, etc.

Urban Sketchers no mundo

O grupo no Casarão do Chá, em Mogi das Cruzes

O movimento Urban Sketchers foi fundado nos Estados Unidos, em 2007, e atualmente possui grupos locais espalhados pelo mundo todo. Anualmente, acontece um Simpósio Mundial em uma determinada cidade no mundo, sendo que o 5º Simpósio foi no Brasil, na cidade de Paraty, em agosto de 2014.

Para mais informações sobre o grupo, o blog oficial é: www.brasil.urbansketchers.org 

 

Sobre o Pavilhão Japonês do Parque Ibirapuera

Acesso: Portão 3 e 10 – Av. Pedro Alvares Cabral
Funcionamento: Quarta, Sábado, Domingo e Feriado
Horário: das 10h às 12h e das 13h às 17h
Ingresso: R$ 8 (inteira) e R$ 4 (meia)
Tel: (11) 5081-7296 e 3208-1755 ramal 124
E-mail: pavilhao@bunkyo.org.br

 

QUER AJUDAR A DEIXAR O PARQUE IBIRAPUERA MAIS BONITO?

Junte-se a nós do Parque Ibirapuera Conservação e seja um voluntário ou partipe da campanha Ibira Amo e Cuido. Vista esta camisa!!!

Posts relacionados

A beleza dos parques de São Paulo

Viviane Panelli Sarraf: Acessibilidade

Juliana Gatti