Início » Arquivo com artigos resgatados » Governança » O parque está pior ou melhor?

O parque está pior ou melhor?

por Redação

Queremos acreditar que o Ibirapuera melhora a cada dia, mas onde estão os dados e indicadores de uma boa gestão?

O Parque Ibirapuera é um parque público administrado pela Secretaria do Verde e Meio Ambiente da Prefeitura de São Paulo. Uma área verde metropolitana, símbolo da integração do meio ambiente com a cultura e o esporte. O parque recebe centenas de milhares de visitantes toda semana e você já se perguntou quanto custa para a sociedade manter toda esta infra-estrutura? Os usuários estão contentes com o espaço? O parque recebe verba o suficiente ou precisa de mais ou menos investimentos? Para onde vai dinheiro?

Para responder a estas perguntas existe o Conselho Gestor do Parque Ibirapuera. Uma entidade criada em 2003 pela lei 13.539 para fiscalizar o funcionamento do parque, acompanhar o orçamento, examinar propostas e denúncias como propor medidas visando à organização do parque, dentre outras atribuições. Porém, ao que tudo indica, apesar de instituído e funcionar com reuniões mensais na administração do parque, o Conselho nunca teve acesso a um relatório mensal organizado com indicadores vitais para avaliar a administração do parque. Má vontade ou incompetência da prefeitura é uma pergunta corriqueira aos voluntários eleitos que já passaram pela entidade.

Será que a nova prefeitura que tanto tem feito pelo parque conseguirá mudar o antigo paradigma público de aproximar a sociedade da gestão só no papel, via leis, mas não na prática com instrumentos gestão coesos para que os empossados, no caso do conselho gestor, possam trabalhar?

Estou confiante que a secretaria do verde entregará os relatório mensais como solicitado. Tivemos uma apresentação no conselho dos diretores da SVMA, Personi e Alonso, que me trouxe esperança. Entendi que eles estão levantando os custos indiretos de eventos para trazer mais verba ao Ibirapuera. Por terem assumido o parque este ano, ainda não tenham se dado conta da importância que é elaborar e mostrar ao conselho com usuários, sociedade civil, funcionários e colegas de prefeitura os números da busca por uma gestão mais eficiente. – Thobias Furtado, representante do usuários no Conselho Gestor

Segundo informados, na última reunião do Conselho Gestor, os conselheiros votaram a favor da implementação imediata de um relatório mensal de gestão, enumerando itens essenciais, tal como lista de projetos atuais, indicadores de segurança, custos mensais, eventos, etc. O representante da SVMA secretária na reunião do Conselho pediu por sugestões de indicadores e recebeu um modelo e dezenas de indicadores e sugestões. Agora cabe a administração formatar, levantar os dados e entregar o relatório todo o mês antes das reuniões do conselho.

Fizemos uma força tarefa e mandamos um esboço para a prefeitura. Agora cabe os executivos da prefeitura adaptarem os indicadores que tem e levar todo mês o relatório para o conselho. Aí sim teremos um conselho de verdade e não a ilusão de imaginar que temos co-gestão sem ter instrumentos para analisar e aconselhar a administração. – Thobias

O parque é um lugar tão especial que nós, voluntários colunista deste site queremos que seja uma exemplo de transparência e profissionalismo para toda a cidade, como para outras áreas verdes e urbanas no país. Novembro está aí!

Talvez também lhe interesse ler

Deixe um Comentário