Início » Parque Ibirapuera » O Parque Ibirapuera esbanja arquitetura

O Parque Ibirapuera esbanja arquitetura

por Roberto Carvalho de Magalhães

O Parque Ibirapuera esbanja história (ainda que recente), arte e arquitetura. Todos sabem que nele se encontram o preciosos Museu de Arte Moderna, o amado Museu Afro Brasil, o Pavilhão da Bienal, o Pavilhão das Culturas Brasileiras, o Pavilhão Japonês e, se nos estendermos para fora dos portões do parque, o MAC, Museu de Arte Contemporânea. Os seus acervos e exposições atraem um grande número de visitantes e são parte importante da vida cultural paulistana.

Mas… quem visita esses espaços com o propósito de, simplesmente, contemplar a sua arquitetura? Em todos eles, os edifícios em si, fora e dentro, também são verdadeiras obras de arte. Por si só, merecem um passeio no parque.

Abaixo, apresentamos uma pequena galeria de imagens com alguns detalhes arquitetônicos, como um estímulo à contemplação da arquitetura do Parque Ibirapuera por si só, onde, entre outras coisas, destaca-se o amor de Oscar Niemeyer pelas linhas curvas – nas rampas e escadas helicoidais, por exemplo.

Galeria:

OCA – Pavilhão Gov. Lucas Nogueira Garcez. Projeto de Pscar Niemeyer, 1954. Detalhe do interior: janelas em forma de escotilha. Foto: Nelson Kon (architendências.com.br).

 

OCA – Pavilhão Gov. Lucas Nogueira Garcez. Arquiteura: Oscar Niemeyer, 1954. Detalhe do interior: janelas em forma de escotilha e rampa helicoidal. Foto: autor não identificado.

Bienal de São Paulo (Pavilhão Ciccillo Matarazzo). Arquitetura: Oscar Niemeyer, 1954. Detalhe do interior: rampas e mezzaninos curvos. Foto: Dré Batista.

Bienal de São Paulo (Pavilhão Ciccillo Matarazzo). Arquitetura: Oscar Niemeyer, 1954. Detalhe do interior: rampa e pilastre em forma de “árvore”. Foto: autor não identificado.

Museu Afro Brasil (Pavilhão Manoel da Nóbrega). Arquitetura: Oscar Niemeyer, 1954. Detalhe da escada helicoidal com uma instalação do artista japonês Nobuo Mitsunashi. Foto: @moocafratello.

Auditório Ibirapuera. Arquitetura: Oscar Niemeyer, projeto de 1950, realizado somente entre 2002 e 2005. Detalhe do saguão, com rampa helicoidal e escultura de Tomie Othake ao fundo. Foto: autor não identificado (fonte: Pinterest).

Talvez também lhe interesse ler