Início » Parque Ibirapuera » Sabiá: Símbolo de uma nação

Sabiá: Símbolo de uma nação

por Pedro Cristales

Quem nunca ouviu os versos da “Canção do Exílio”, do famoso poeta brasileiro Gonçalves Dias?

Minha terra tem palmeiras, onde canta o sabiá; as aves que aqui gorjeiam, não gorjeiam como lá…” – Gonçalves Dias

Agora, quem sabia que o sabiá-laranjeira (Turdus rufiventris) é a ave símbolo do Brasil??? Pois é, eis como tudo começou.

Em 1966, o então Governador de São Paulo, Laudo Natel, assinou o decreto 46.797 e instituiu o Dia da Ave (na realidade dia Estadual da Ave, uma vez que não foi um decreto federal) a ser comemorado no dia 5 de outubro de cada ano. Neste mesmo decreto, em seu artigo segundo, o sabiá-laranjeira torna-se “…centro de interesse para as festividades do dia instituído”, ou seja, ave-símbolo do Estado de São Paulo.

Posteriormente, em 12 de setembro de 1968, o Presidente Costa e Silva, através do decreto 63.234 (agora sim, um decreto federal), instituiu o mesmo dia, 5 de outubro, como Dia Nacional da Ave.

Muitos anos depois, em 3 de outubro de 2002, o então presidente Fernando Henrique Cardoso revogou o decreto 63.234, consolidando a comemoração de cunho educativo, e fez do sabiá-laranjeira a Ave Nacional do Brasil:

O centro de interesse para as festividades do Dia da Ave será o Sabiá (Turdus rufiventris), como símbolo representativo da fauna ornitológica brasileira e considerada popularmente Ave Nacional do Brasil – decreto 3/2002 (leia na integra)

Sabiá-laranjeira, Turdus rufiventris. Foto: Pedro Cristales.

Um importante personagem em toda esta história foi o ornitólogo Johan Dalgas Frisch. Engenheiro de formação, Frisch começou a se interessar pelas aves desde pequeno, devido à influência de seu pai, o desenhista Svend Frisch. Em 1964, pai e filho publicaram o livro Aves Brasileiras, contendo 1.567 ilustrações feitas por Svend Frisch. Johan Frisch, que atualmente já publicou diversos outros livros e produziu mais de uma dezena de discos, liderou o movimento pela criação do Dia Nacional da Ave juntamente com o empresário Rogério Marinho (O Globo e Extra) e Ciro Porto (EPTV/Globo).

Segundo o ornitólogo Frisch, o sabiá é a ave-símbolo perfeita, pois faz parte da cultura, de nosso folclore, têm presença na literatura e na poesia, têm um canto harmonioso e vive perto das pessoas.

O sabiá se aproxima das pessoas, é um companheiro do homem que vive no campo ou na cidade. – Johan Dalgas Frisch

O sabiá-laranjeira, cujo nome em latim significa “tordo com a barriga vermelha”, mede em torno de 25 cm e pode ser facilmente identificado devido ao seu ventre de coloração alaranjada. Seu canto melodioso pode ser ouvido com frequência, inclusive de madrugada, durante seu período reprodutivo (setembro a novembro).

Parque Ibirapuera, sabiás-laranjeiras se alimentando de pequenos frutos. Foto: Pedro Cristales.

Quem quiser apreciar e registrar esta bela e importante ave, que representa o país juntamente com a bandeira, o hino, o brasão de armas e o selo, pode participar de nossas caminhadas monitoradas para observação de aves. Essa e outras 150 espécies esperam por você!

Mais informações:

Talvez também lhe interesse ler