Início » Parque Ibirapuera » Ar Livre » Academia ao ar livre e de graça, assim é o Ibirapuera

Academia ao ar livre e de graça, assim é o Ibirapuera

por Talita Gonzalez

Manter-se ou entrar em forma é o meu, o seu, o nosso desejo. Para isso, além de uma alimentação saudável, o nosso corpo necessita de exercícios físicos para manter o ritmo e melhorar as defesas imunológicas.

Numa cidade agitada como São Paulo, é comum recorrer a academia próxima de casa ou do trabalho. Mas… será que essa é a única opção?

Volta da Grade. Percurso de terra batida no Parque Ibirapuera. Aprox. 6km. Foto: Marcelo Stapafora

Volta da Grade. Percurso de terra batida no Parque Ibirapuera. Aprox. 6km. Foto: Marcelo Stapafora

Se a ideia é a busca da qualidade de vida, que tal experimentar correr, caminhar ou andar de bicicleta contemplando árvores, animais e um lago, respirando ar puro e em meio à natureza?

Sim. Isso é possível e é feito, diariamente, por centenas de pessoas que se exercitam no parque mais famoso da cidade de São Paulo: o Parque Ibirapuera. Em seus mais de 1,5 milhão de metros quadrados de áreas verdes, diversos esportes e atividades físicas são praticadas por pessoas de todas as idades. E o que é melhor: tudo isso é de graça.

Entre os aparelhos instalados no parque, há os específicos para alongamento e fortalecimento dos músculos dos braços e pernas. Mas, além deles há uma ampla e diversificada estrutura para prática de atividades físicas que muitos paulistanos desconhecem. Quer conhecer as opções?

Se o negócio é correr ou caminhar …

Bom, então escolha entre as pistas de cooper ou de corrida, com 1.500 metros e 6.000 metros, respectivamente – as duas com muitas árvores, pássaros e ar fresco. Tem certeza que vai continuar na esteira da academia mesmo?

Para quem preferir se exercitar observando um dos mais famosos cartões postais do Brasil, a opção é fazer uma caminhada em torno do lago. Com aproximadamente três quilômetros, o caminho é asfaltado e plano. De lá é possível ver alguns topos e antenas dos prédios da av. Paulista. Este local é muito utilizado, principalmente aos finais de semana.

Para quem curte uma bike

No Ibirapuera você pode se exercitar nos 3.000 metros da ciclofaixa. Se não tem bicicleta, pode alugar uma no próprio parque.

Bicicleta no Parque Ibirapuera. Foto VejaSP, Roberto Setton

Exercitar com a turma?

Sem desculpas! Futebol? Sim, a paixão de muitos brasileiros está no Ibirapuera também. O parque conta com um campo de futebol de saibro e sete quadras poliesportivas. Chegue cedo e escolha a sua!

E para quem prefere popar energia, a dica está próxima à sede da Guarda Civil Metropolitana. Lá, existem cinco mesas de pingue-pongue e seis para xadrez ou damas.

E que tal buscar o equilíbrio entre corpo e mente?

Então pode escolher entre os grupos que praticam Yoga, Meditação e Tai Chi Chuan. Confira a programação completa aqui.

Entre tantas opções, é difícil escolher de qual participar.

Mas é fácil lembrar: o Ibirapuera é uma academia ao ar livre e de graça aberta todos os dias, especialmente para você.

Talvez também lhe interesse ler