Início » Atividades » Giuliano Cossolin e Luiz de Campos Jr.: Bacia do Sapateiro

Giuliano Cossolin e Luiz de Campos Jr.: Bacia do Sapateiro

por Vinícius Rodrigues

Treinamento com especialistas – Ambiental e histórico paisagística com Giuliano Cossolin e Luiz de Campos Jr.

Me diga seu nome e sobrenome, mas no lugar do seu sobrenome coloque o nome de um rio da sua memória afetiva, agora sim, pode se apresentar!” Desta forma começou a vivência na tarde do dia 31 de agosto. Luiz de Campos Jr. e Giuliano Cossolin foram os especialistas convidados para guiar o grupo pela Bacia do Sapateiro, onde ficam riachos que abastecem os lagos do Parque Ibirapuera e desaguam no Rio Pinheiros.

A caminhada acompanhou o curso do Córrego Boa Vista até a ponte antes da estação de tratamento da SABESP, que existe no parque. Esta estação de tratamento foi construída para sanar o mau cheiro, pois as águas vindas desde a nascente pelas ruas e bairros da região chegam com carga considerável de esgoto não tratado e a implantação dessa ETE foi uma das soluções encontradas.

Alunos observam o córrego que nesse trecho passou pela estação de tratamento de esgoto da SABESP

Após sair dos limites do parque, foi feita uma pausa em cima da passarela Ciccillo Matarazzo e observada a geografia daquela região. Seguindo o trajeto pelas ruas curvas ainda com a sabedoria do fluxo do Boa Vista. Orientados por Luiz e Giuliano todos seguiram o som da água até encontrar uma pequena queda d’água artificial (atrás do Dante Pazzanese) porém forte, evidenciando a força do córrego Boa Vista, mesmo escondido se faz presente.

Alunos observam a geografia daquela região na passarela Ciccillo Matarazzo.

 

Naquele trecho quando o córrego ainda tinha seu curso natural, moradores usavam canoas para deslocamento até a região onde hoje está localizado o parque. A caminhada foi encerrada na praça Arquimedes Silva região onde as águas do Boa Vista nascem, além da importância deste córrego para o Ibirapuera destacou-se o valor de reconhecer os córregos escondidos da cidade.

Depoimentos de participantes:

…a dupla Giuliano e Luiz puderam mostrar na prática os caminhos dos rios e córregos que abastecem o lago do parque. Com o apoio de ilustrações da época e histórias pudemos mergulhar no passado e presenciar o que é hoje o córrego do sapateiro e sua nascente. Incrível andar pelas ruas e descobrir em cada bueiro um rio passando sob nossos pés… – Richard Cerchiari

Achei o programa fantástico, no qual tivemos a oportunidade de conhecer especialistas de diferentes áreas, todos disponibilizaram conhecimento abrangente e ampliado além do parque Ibirapuera e suas questões, apresentando perspectivas de toda a cidade. – Juliana Fratini

Realização Parque Ibirapuera Conservação por meio da Lei de Incentivo à Cultura/Secretaria Especial da Cultura/Ministério da Cidadania/Pátria Amada Brasil, Governo Federal.

Talvez também lhe interesse ler