Início » Parque Ibirapuera » Ar Livre » Viviane Panelli Sarraf: Acessibilidade

Viviane Panelli Sarraf: Acessibilidade

por Vinícius Rodrigues

Treinamento com especialistas – Curiosidades e patrimônio com Viviane Panelli Sarraf

Viviana Sarraf aprofundar o conhecimento dos monitores em treinamento e interessados na cultura, ambiente e história do Parque Ibirapuera com orientação relativas à acessibilidade. Viviane Sarraf é colaboradora em diversos espaços culturais do Parque Ibirapuera como: a Fundação Bienal e o Museu de Arte Moderna (MAM), além de trabalhar com acessibilidade em museus. Nesse contexto, trouxe toda sua experiência e vivências em relação às ações promovidas nesses espaços. Promovendo ainda maior inclusão, esta aula contou com interpretação em libras, realizada pela equipe da Ponte e Arte, durante todo o trajeto feito pelo parque.

Viviane Sarraf e alunos próximo a marquise do do Parque Ibirapuera.

A partir da região de acesso ao Auditório do Ibirapuera, todos começam a notar aspectos positivos e negativos em relação a acessibilidade no parque, como: o estacionamento que fica ao lado do Auditório (Portaõ 2), e as vagas adequadas para cadeirantes; o lado externo do Auditório do Ibirapuera, com piso podotátil para cegos; playground projetado para ser inclusivo disponibilizando brinquedos acessíveis para crianças; acessibilidade no gramado com tela que facilita a passagem de cadeiras-de-rodas. Durante todo o caminho orientado pela marquise até o MAM, notou-se a presença de piso tátil. Quase ao final do treinamento, todos puderam realizar uma visita bastante estimulante no jardim das esculturas, projeto de Roberto Burle Marx.

Estacionamento com vagas acessíveis, ao lado do Auditório do Ibirapuera (Portão 2)

 

Piso tátil em frente ao Auditório do Ibirapuera.

 

Playground com brinquedos acessíveis.

Viviane compartilhou um pouco sobre o pioneirismo e cuidado realizado pelo MAM para aplicar ações garantidoras de acessibilidade e inclusão de todos os públicos. Esta atenção ocorre na concepção das exposições, na oferta e acolhimento para participação em todas as oficinas e contratação da sua equipe técnica incluindo pessoas com necessidades especiais. Estes detalhes fazem do MAM referência para o próprio Parque Ibirapuera e outros equipamentos culturais da cidade de São Paulo e de todo o Brasil.

Muito pode ser feito para promover acessibilidade no Parque Ibirapuera, e a realização destes ajustes depende muito da participação da sociedade para exigir sua implementação. Um local acessível para pessoas com necessidades especiais é um espaço melhor para todos.

Depoimentos de alguns participantes:

As aulas contribuíram para que eu desenvolvesse um olhar mais apurado sobre as questões dos parques públicos, a proteção do meio ambiente e dos patrimônios históricos. – Juliana Fratini

Foi de grande aprendizado, amei, Viviane foi 10. – Maria Célia

Achei muito válido o Programa de Treinamento, recebi informações bastante relevantes e me encantei ainda mais com o Ibira. Se houver outras edições gostaria muito de participar. – Vera Sadami

Realização Parque Ibirapuera Conservação por meio da Lei de Incentivo à Cultura/Secretaria Especial da Cultura/Ministério da Cidadania/Pátria Amada Brasil, Governo Federal.

 

Talvez também lhe interesse ler