Início » Parque Ibirapuera » Ar Livre » Carlos Antonio Delphim e José Antonio Hoyuela: patrimônio histórico

Carlos Antonio Delphim e José Antonio Hoyuela: patrimônio histórico

por Vinícius Rodrigues

Treinamento com especialistas – José Antonio Hoyuela e Carlos Antônio Delphim

No quarto encontro da capacitação e treinamento, José Antonio Hoyuela e Carlos Antonio Delphim trouxeram um panorama da atuação dos órgãos de patrimônio, principalmente o IPHAN, nos parques públicos e em especial em relação ao Parque Ibirapuera. Foi importante para os participantes entenderem as nuances do processo de reconhecer um parque como patrimônio ambiental, especialmente no caso do Parque Ibirapuera como um bem público e essencial na dinâmica da cidade, também no contexto histórico, social, na disputa de território e outras relações estabelecidas entre o parque e o município.

José Antonio Hoyuela e do Carlos Fernando Delphim conversam com os alunos no Bosque da Leitura.

Caminhar é uma prática valiosa para se conhecer e estabelecer vínculos com o patrimônio presente no Parque Ibirapuera. Desde o Bosque da Leitura até o Pavilhão da Bienal, os convidados apresentaram a diversidade da paisagem que somada a passagem do tempo, e alteração dos jardins, acumula uma variedade de histórias e cultura em todos os espaços.

Durante a vivência foram utilizados diferentes sentidos para conhecer algumas espécies, como a árvore-de-papel (Melaleuca leucadendra), de origem australiana ela possui textura macia em sua casca semelhante a cortiça.

Árvores de papel (Melaleuca leucadendra) no Parque Ibirapuera

A experiência por meio dos sentidos é muito importante para criar memórias afetivas. Tendo esse afeto como essência de apreciação a presença de um enorme Ficus foi notada a partir de sua sombra convidativa, seus galhos estimularam reflexões sobre como até mesmo a árvore “oferece seu abraço” ao Ibirapuera.

Alunos reunidos debaixo do Ficus.

Impressões dos participantes:

O José Antonio e o Carlos Delphin, trouxeram além de grande experiência com a vegetação arbórea em nosso passeio pelo parque, também com a arquitetura e paisagismo que foram mostradas, desde o projeto principio até os dias de hoje no Parque do Ibirapuera. Pude conhecer árvores que passam despercebidas nas trilhas do parque e que estão ali para serem contempladas e admiradas pelos visitantes.

(Richard Cerchiari)

Achei o Programa de treinamento muito bem elaborado e completo, nós proporciona um olhar mais aprofundado do parque. (Telma Rohwedder)

Realização Parque Ibirapuera Conservação por meio da Lei de Incentivo à Cultura/Secretaria Especial da Cultura/Ministério da Cidadania/Pátria Amada Brasil, Governo Federal.

Talvez também lhe interesse ler