Início » Atividades » Cultural » James Scavone e Carlos Fernando Delphim: futuro do parque

James Scavone e Carlos Fernando Delphim: futuro do parque

por Vinícius Rodrigues

Treinamento com especialistas – História e futuro do parque com James Scavone e Carlos Fernando Delphim

Na primeira aula da formação oferecida pelo Parque Ibirapuera Conservação (PIC), tivemos o prazer de receber o conselheiro do PIC e redator publicitário James Scavone e o Paisagista Carlos Fernando Delphim, para um bate papo onde memórias e diferentes olhares sobre a paisagem do Parque Ibirapuera promovem vínculo e afeto com esse local, um dos patrimônios mais importantes da cidade de São Paulo.

James Scavone sobre relação de parque, verde e a infânciames

Junto a uma Paineira (Ceiba speciosa) ao lado do Bosque da Leitura, todos se sentiram acolhidos e inspirados a lembrar das memórias únicas com o Parque. Muitos resgataram lembranças sobre as brincadeiras de infância no parque. Todos compartilharam relatos de como o Ibirapuera permeia diferentes experiências de vida reforçando laços de carinho e afeto.

Carlos Fernando Delphim mostrando algumas características das espécies arbóreas do Parque Ibirapuera

O convite para caminhar foi aceito instantaneamente pelos participantes, para experimentar a paisagem do parque por meio de diferentes sentidos. Passos atentos e curiosos percorreram o solo coberto de paina. Dali em diante, sob a orientação de Carlos Fernando Delphim, as espécies de árvores foram apreciadas enquanto se estabeleciam diálogos sobre o potencial de restauração natural das áreas verdes do parque, privilegiando espécies nativas e fortalecendo interações entre diferentes extratos de plantas. Notou-se a manutenção pouco ou quase não feita em muitos locais e pouco planejamento para enriquecer a biodiversidade do parque. Também foi observada a floração vermelha exuberante, típica do inverno, das suinãs (Erythrina speciosa). Desta maneira poética e atenta, foram iniciadas as atividades do treinamento gratuito oferecido ao longo do mês de agosto e setembro de 2019.

Depoimentos de alguns participantes:

Primeiro gostaria de salientar que o curso me trouxe novos parâmetros e experiências. Pude aprender bastante com pessoas experientes… Achei fantástica as histórias e a evolução desde o seu projeto inicial e o que é o parque hoje com todo desenvolvimento e crescimento urbano de nossa cidade. (Richard Cerchiari)

A minha opinião é que foi muito produtivo para uma maior atuação a favor do parque e até mesmo para minha formação, o que mais gostei foi a diversidade de instrutores e de assuntos abordados.

(Raissa Galvão)

Realização Parque Ibirapuera Conservação por meio da Lei de Incentivo à Cultura/Secretaria Especial da Cultura/Ministério da Cidadania/Pátria Amada Brasil, Governo Federal.

Talvez também lhe interesse ler