Início » Arquivo com artigos resgatados » Aconteceu » Pedro Cristales: Birdwatching

Pedro Cristales: Birdwatching

por Vinícius Rodrigues

Treinamento com especialistas – Observação de aves nos jardins históricos com Pedro Cristales

Ouvir o canto das aves do Parque Ibirapuera é uma das formas de reconhecer algumas espécies. Neste treinamento, os participantes da capacitação de observação de aves (birdwatching) no parque puderam combinar a prática de observação de aves com a valorização do patrimônio histórico, combinada com vegetação onde habitam as aves em uma prática de orientação que capacita futuro voluntários e profissionais interpretar e valorizar o Ibirapuera.

Poucos sabem, mas de longe a maior parte da fauna catalogada no parque são aves. Temos as que habitam regularmente até as que migram em determinadas épocas do ano, como é o caso do Bem-te-vi rajado observado durante a caminhada. Neste treinamento, pudemos observar o Sabiá-laranjeira, bem-te-vi, alma-de-gato, pica-pau-de-topete-vermelho, pica-pau-de-cabeça-amarela, joão-de-barro, frango-da-água, martim-pescador e o quero-quero. E, assim, unir jardins históricos e sua vegetação com seus fieis habitantes.

Bosque da leitura, jardim histórico da entrada no Viveiro Manequinho Lopes, projeto de Burle Marx, quando os participantes em treinamento viram o pássaro conhecido como Alma-de-gato (Piaya cayana).

O treinamento mostrou como unir a caminhada, história do parque com riquíssimas informações sobre comportamento das aves: alimentação, habitat no parque, acasalamento, diferenças entre macho e fêmea, curiosidades sobre cada uma das espécies, além de informações sobre aquelas também não foram vistas neste dia.

Entre a diversas espécies observadas no lago, os participantes puderam observar uma ave que raramente é vista no parque, o Jaçana (Jacana jacana).

Conhecer a diversidade de espécies presentes no Parque Ibirapuera é fundamental para conservar e permitir a continuidade deste habitat na cidade. Um marco do encontro foi a observação do jaçanã (Jacana jacana), raramente encontrado no parque.

Fotos e características de algumas espécies de aves.

No vídeo a seguir podemos ver o registro do Bentevi rajado (Myiodynastes maculatus).
Impressões dos participantes:

…aprendi algo que nunca havia dado conta que é a questão das aves migratórias que visitam o Parque. Também achei incrível a quantidade de visualizações de aves que tivemos, ainda mais tendo em conta que o tempo não ajudaria na atividade. Já tentei ver o “Alma de Gato”em outras localidades e foi muito frustrante, mas nem acreditei que logo no início das atividades avistamos 2 destes pássaros!

(Vera Sadami)

Trouxe-me um conhecimento cognitivo, emocional, físico e social. Por meio de tudo isso, ganhei visão para ser uma uma disseminadora do conhecimento adquirido e vontade de continuar a conhecer sobre aves e fauna. (Katia Assalvi)

Realização Parque Ibirapuera Conservação por meio da Lei de Incentivo à Cultura/Secretaria Especial da Cultura/Ministério da Cidadania/Pátria Amada Brasil, Governo Federal.

Talvez também lhe interesse ler