Exposição “242 – novas doações de Emanoel Araujo ao Museu Afro Brasil”

Visitado por mais 1,5 milhão de pessoas, ao longo dos seus 10 anos, o museu abre no dia do seu aniversário – 23 de outubro, às 19h – a exposição “242 – novas doações de Emanoel Araujo ao Museu Afro Brasil”.

O diretor-curador realiza doação de novas obras de sua coleção particular. Elas se juntarão aos mais de 6 mil trabalhos artísticos que integram o acervo da instituição.

Dentre as obras doadas encontram-se imagens sacras – Santa Ifigênia, Santo Elesbão e Nossa Senhora, por exemplo – telas de importantes artistas brasileiros como os irmãos João e Arthur Timótheo dos Santos, Emmanuel Zamor, Rubem Valentim e Benedito José Tobias, além dos contemporâneos Alex Hornest, Aurelino dos Santos, Eustáquio Neves e Sidney Amaral. Estão incluídas também serigrafias de Carybé, pinturas do polonês Carol Kossak e do beninense Cyprien Tokoudagba, chapéus do povo Dogdon (Mali) e esculturas do povo Maconde (Angola), além peças de arte popular brasileira.

Imagem de divulgação – Museu Afro Brasil

“Assim dez anos se passaram, tornando um sonho em realidade. Uma realidade africana, afro-brasileira e brasileira: no registro, na presença, na contribuição de todas as minorias e maiorias, que foram fundamentais na constituição da vida cultural brasileira. Muitos desses grandes afro-brasileiros e brasileiros estão aqui representados, muito embora a história oficial insiste em desconhecê-los. Por essa razão, o Museu Afro Brasil se constitui um grande espelho para que todos possam ver refletidas as contribuições desses brasileiros, desses africanos, desses afro-brasileiros,” afirma Araujo.

SERVIÇO
“242 – Novas doações de Emanoel Araujo ao Museu Afro Brasil
Abertura em 23 de outubro, às 19h.

Museu Afro Brasil – Organização Social de Cultura
Endereço: Av. Pedro Álvares Cabral, s/n
Parque Ibirapuera – Portão 10 – São Paulo / SP – 04094 050
Fone: 55 11 3320-8900
www.museuafrobrasil.org.br

O funcionamento do museu é de terça-feira a domingo, das 10 às 17hs, com permanência até às 18hs. Na última quinta-feira de cada mês, o horário de funcionamento será estendido até às 21hs, para atendimento noturno ao público visitante.

Posts relacionados

Museu Afro Brasil exibe mostra com flores carbonizadas

Museu Afro Brasil recebe mostras de fotografias do sagrado ao profano

Segredos que fazem do Parque Ibirapuera um lugar especial