Início » Atividades » Cultural » Exposição » No MAM “mal-entendidos” de Neuenschwander

No MAM “mal-entendidos” de Neuenschwander

por Redação

A exposição “mal-entendidos” é a primeira exposição panorâmica no Brasil de Rivane Neuenschwander (Belo Horizonte, 1967), uma das principais figuras da geração dos anos 1990. A exposição reúne 24 trabalhos e séries feitos desde 1999, quando constrói um poderoso inventário da banalidade e do acaso, como se tentasse impor uma métrica ao imprevisível.

lista

Detalhe de Lista de Supermercado (AV/folhapress)

Segundo informa o MAM, o título da mostra aponta os caminhos da exposição. O pequeno Mal-entendido consiste num ovo meio submerso num copo d’água, de maneira que sua parte inferior aparece ampliada pelo vidro que, com o líquido, funciona como uma lente de aumento. O que vemos é a imagem de um ovo fraturada, dupla e desencontrada. Não se trata tanto de um truque ótico, mas de uma demonstração de que mesmo materiais aparentemente transparentes como o vidro e a água podem distorcer nossa boa percepção da realidade.

A pergunta é: existe, de fato, uma boa percepção e representação da realidade? Essa é a indagação central de boa parte da arte e da ciência, e atravessa campos como a filosofia, a história, a antropologia, a psicanálise, a linguística, a semiótica, a fotografia. Colocado no plural e em minúsculas, o Mal-entendido entre o ovo, o vidro, a água e o olho humano encobre a exposição como uma névoa, e nos faz refletir sobre o estatuto daquilo que vemos.

QUANDO: de ter. a dom., das 10h às 17h30; até 14/12
ONDE: MAM, pq. Ibirapuera, portão 3, tel. (11) 5085-1300
QUANTO: R$ 6 (grátis aos dom.)

Talvez também lhe interesse ler

Deixe um Comentário