Início » Parque Ibirapuera » Quem é Ana Maria Primavesi?

Quem é Ana Maria Primavesi?

por Redação
No dia 9 de julho, será realizado um plantio de árvores e orquídeas no Parque Ibirapuera, em homenagem a Ana Maria Primavesi, uma figura importante da agricultura ecológica e da preservação do meio ambiente, que talvez nem todos conheçam. Eis algumas breves notícias sobre ela.

Nascida na Áustria em 1920, Ana Maria Primavesi é uma engenheira agrônoma naturalizada brasileira. É uma pioneira dos estudo das ciências do solo em geral, do seu manejo ecológico e da agricultura orgânica. As suas teorias e ações têm como centro a agricultura respeitosa do meio ambiente.

Ana Maria Primavesi. Fonte: YouTube

Enquanto professora da Universidade Federal de Santa Maria, contribuiu para a criação do primeiro curso de pós-graduação sobre agricultura orgânica. Além disso, fundou a AAO (Associação da Agricultura Orgânica), uma das primeiras associações de produtores orgânicos do Brasil. É uma grande defensora da necessidade de se conjugar agricultura com preservação ambiental.

A agricultura convencional é a arte de explorar solos mortos. (…) as pessoas que comem agora estas colheitas, comem plantas doentes e também se tornam doentes. Uma planta deficiente somente pode gerar um homem deficiente e deficiência sempre significa doença. Por isso precisa-se a cada ano mais leitos hospitalares. Doenças antes nunca vistas aparecem, especialmente de vírus, como também nas plantas as pragas e doenças aumentam ano por ano. Em 1970 existiam no Brasil 193 pragas. Atualmente ultrapassa 650. De onde vieram? Bactérias, fungos, vírus e insetos que antes eram pacíficos e até benéficos agora se tornam parasitas. Por quê? Porque as plantas são doentes nos solos doentes. E o solo é doente quando perde sua vida, sua porosidade, seu equilíbrio em nutrientes.” (Ana Maria Primavesi)

 

O seu livro Manejo ecológico do solo: a agricultura em regiões tropicais, que pode ser lido clicando aqui, é uma referência importante para quem estuda ciências agrárias.

Assista a um vídeo sobre Ana Maria Primavesi de alguns anos atrás: http://g1.globo.com/economia/agronegocios/noticia/2012/09/globo-rural-conta-vida-e-obra-da-agronoma-ana-maria-primavesi.html

Talvez também lhe interesse ler