O Ginásio Ibirapuera é parte do Complexo Esportivo Ibirapuera, administrado pelo Governo Estadual de São Paulo. Hoje hospeda espetáculos culturais, esportivos e de lazer. Versátil, o ginásio é capaz de atender desde uma partida internacional de tênis até um show de patinação no gelo. Possui salas de apoio para atletas e artistas e capacidade para 11 mil espectadores com total estrutura para oferecer conforto ao público, imprensa e personalidades.
Nas imagens abaixo extraídas do Livro Metáforas Urbanas de Fernanda Curi, PhD, você pode vislumbrar o potencial de um bom plano diretor, e se interessado debruçar sobre o livro (download) para descobrir mais sobre a história do Ginásio, parque e seus desdobramentos.
Segundo, Thobias Furtado da PIC, o ginásio e entorno deveriam ser repensados:Quando pensamos no Ginásio Ibirapuera, pensamos em como toda sua área e entorno deveriam ser contempladas no novo Plano Diretor do Parque Ibirapuera. Sydney fez assim ao aproximar o Moore Park (com estádio e outras construções) do vizinho de rua Centennial Park (muito verde) em um bom e responsável Plano Diretor quando aproximando o Ginásio de um a área verde do outro, aumentou a receita do parque e ajudou a preservar o verde dos dois. Hoje eles são geridos por um trust privado, sem fins lucrativos e de interesse público.
Informações do Ginásio:
Endereço: Rua Manoel da Nóbrega, nº 1361
Ibirapuera – São Paulo – SP
Telefone: 3887-3500, Ramal 200/201
Dias Úteis das 8h às 18h –
Funcionamento: das 7h às 20h, diariamente.