Início » Parque Ibirapuera » Ar Livre » Lago » Acreditamos possível ter um lago mais limpo no Parque Ibirapuera

Acreditamos possível ter um lago mais limpo no Parque Ibirapuera

por Redação

Nosso equipe de amigos e voluntários envolvida na criação do Parque Ibirapuera Conservação tem como proposta cuidar do parque e está convencido de que algo precisa ser feito para que a população tenha um lago limpo. Chega de resíduos e garrafas pets espalhadas em todos os cantos e da descrença generalizada de que uma parte dos frequentadores será sempre mal educada e a poluição inevitável. Vide foto acima de fevereiro de 2013, postada por Robson Slepicka em nosso blog do facebook. Nós, voluntários do projeto acreditamos que isto pode e deve mudar.

SÃO PAULO - 27/10/2009 - LIMPEZA / LAGOS / PARQUES MUNICIPAIS - METRÓPOLE GERAL JT - Limpeza do lago do Parque do Ibirapuera. José Galdino, 38 e Luiz Antônio Carvalho de Oliveira, 47 (de barba) fazem a limpeza diária do lago e chegam a retirar cerca de 600 quilo de lixo todos os dias. O tipo de lixo é variado, sendo que a maioria é lixo deixado por usuários do parque, acumulado principalmente após os fins de semanas.

Retirando lixo do lago do Ibirapuera, 2009 – foto Keiny Andrade – AE

Queremos um parque com plano concreto e prático para melhorar a qualidade das águas e controlar os resíduos permanentemente. Estamos disponíveis para trabalhar a quatro mãos com a prefeitura, e abertos a novos voluntários da sociedade civil interessados em nos ajudar no planejamento para um lago limpo. Empresas também são bem vindas.

No Conselho Gestor do Parque, o assunto da limpeza do lago voltou ontem 4/abril/2013 à mesa. Isto aconteceu quando Aldemir Macaroff, coordenador de projetos da prefeitura e responsável pela manutenção e manejo do parque falava sobre a identificação e mensuração das fonte de poluição do lago. Aldemir explicou que são duas as fontes de poluição no lago: usuários do parque e a incapacidade da estação de tratamento em lidar com o volume de resíduos em época de chuvas. Porém, apesar de apontar as fontes e concordar com existência da poluição no parque, não tinha o histórico do volume de resíduos recolhido ou jogado no lago. Infelizmente, sem dados e relatório não é possível medir e garantir a evolução da limpeza do nosso lago.

Sem indicadores claros de qualidade de águas e metas para entregar melhorias periódicas não avançaremos com o pragmatismo necessário para lidar com o problema da poluição.

Talvez também lhe interesse ler

1 comentário

Luzia Candido Dutra 24 de janeiro de 2019 - 5:01 pm

Sou frequentadora assidua do parque e nao tenho visto os barqueiros fazendo a limpeza dos lagos.Eh triste ver o lixo boiando com tanta vida (aves,peixes)precisando dele limpo.Fico impressionada com a falta de consciencia das pessoas q descartam lixo no lago.

Responder

Deixe um Comentário